quinta-feira, 30 de abril de 2009

Samuel Klein



Samuel Klein, nascido na Polônia em 15 de novembro de 1923, é um empresário judeu polonês, fundador das Casas Bahia, de longe o maior anunciante do país e loja de móveis e eletrodomésticos mais lembrados por seis em cada dez consumidores. As 81 anos de idade. Que tem como a frase da sua vida “cresci junto com o Brasil, não fiquei parado vendo o país crescer”.
Começou a trabalhar com o pai como marceneiro até a invasão dos nazistas, quando foi levado para Maidanek pelo pai. Maidanek era o terceiro maior campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Klein foi com o pai para Maidanek, enquanto a mãe e os cinco irmãos mais novos foram para Treblinka, campo de concentração nazista, na Polônia, Samuel tinha 19 anos quando os viu pela ultima vez. Foi levado junto com outros prisioneiros para Auschwitz em 1944, após a libertação da Polônia. Quando em uma distração dos soldados alemães caminharam 50 quilômetros a pé até o rio Vizla (maior rio da Polônia. Fugiu dos soldados numa tentativa ousada no dia 22 de Julho. Suas palavras: "Fui me escondendo e entrando no trigal cada vez mais. Não sei para onde estava indo, mas tinha a certeza de me afastar do grupo." Passou a noite na plantação. Ao acordar, encontrou-se com poloneses cristãos também fugidos, que o acolheram e ajudaram a fugir. Samuel chegou a voltar para sua antiga casa, que estava totalmente arrasada. Trabalhou numa pequena fazenda nas proximidades em troca de comida. Com o fim da guerra, encontrou-se com a irmã Sezia e o irmão Salomon (que vivem hoje em Nova Iorque).Depois da guerra, os irmãos Klein foram para a Alemanha, conseguiram reencontrar vivo o pai, viveram em Munique de 1946 até 1951. Nesta grande cidade alemã, Samuel conheceu Chana, com quem se casou. Sentiram que era hora de deixar a Europa e reconstruir a vida em outro lugar. O pai foi para Israel, junto com a outra irmã Esther. Samuel queria emigrar para os Estados Unidos da América, mas não conseguiu. Decidiu ir para a América do Sul, onde tinha alguns amigos. Em 1952 a Bolívia vivia uma situação social muito complicada, com disputas políticas violentas e uma revolução em curso. Klein, aos 29, recordou-se de uma tia que vivia no Rio de Janeiro. Com a mulher e o filho, Michael, embarcou de La Paz para a então capital brasileira.Em menos de dois meses conseguiu autorização para viver no Brasil. Estabeleceu-se em São Caetano do Sul na Grande São Paulo com a família.
Sua trajetória de sucesso começou quando Samuel se mudou para a Alemanha á procura de pai e dos irmãos, para ganhar a vida ele começou a vender mercadorias ás tropas aliadas. O trabalho lhe rendeu economias suficientes para encorajá-lo a deixar o continente europeu e tentar a vida na América dos sulsul. Quando chegou ao Brasil, tinha consigo uma enorme vontade de recomeçar a vida depois de enfrentar as atrocidades da Segunda Guerra Mundial. o inicio da empresa de Samuel, começou quando ele tornou-se mascate e com a sua charrete e carregada de roupas de cama, mesa e banho, pelas ruas de são Caetano do sul, ele batia em porta em porta, executando sua aptidão para as vendas, ele perguntava a seus clientes “quer pagar quanto”, o q é hoje uma estratégia de vendas da loja era um argumento que ele oferecia aos seus clientes que lhes proporcionava inúmeras condições de pagamento para não perder a venda. A tradição do crediário começou aí, quem não podia pagar a vista assumia as prestações para os meses seguintes. O tempo mostrou que Samuel estava certo em confiar na clientela e dar opções de pagamento. A facilidade na concessão de crédito é o grande diferencial da rede e responde por cerca de 80% das vendas.
Receita para não fracassar :Desenvolveu um modelo de negócios único, não raro transitando na contramão do caminho seguido pelas demais lojas de departamento. O fracasso de seus antigos concorrentes explica, e muito, o sucesso de Klein. Eles investiam em lojas sofisticadas. Klein montava pontos de venda despojados de luxo. Eles ofereciam larga variedade de produtos, com ênfase nos top de linha. Nas Casas Bahia, prevalecem as mercadorias simples, familiares a seu tipo de público

Por: Lidiana , Bruna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário