quinta-feira, 30 de abril de 2009

Jeff Hawkins



O criador dos palmtops, Jeff Hawkins, tem uma história de vida bastante interessante e você verá que não foi a toa que este sujeito hoje é um dos maiores ícones da indústria de tecnologia do mundo. Atualmente Jeff Hawkins é diretor da Handspring, empresa reconhecidamente como uma das mais inovadoras no mercado de dispositivos portáteis, abrangendo principalmente Palmtops.
Jeff cresceu toda sua infância ao norte da Long Island em Nova Iorque, ajudando seu pai e seus irmãos a construir embarcações. O pai de Jeff, Robert Hawkins, era um sujeito muito criativo e que morava com toda família dentro de um barco ancorado em um cais denominado Jacobson. Durante muitos anos, este estilo de vida serviu de fonte de renda para a família pois haviam muitas famílias na década de 60/70 que queriam embarcações para viver sob elas, mesmo que não fossem bascos habilitados para navegar em alto mar. Um estilo hippie de viver segundo Jeff.
Anos mais tarde, Jeff disse ao pai que gostaria de estudar engenharia pois praticamente toda a família trabalhava muito ligada a projetos de embarcações, ferramentas e etc, mas também gostaria de estudar algo relacionado com energia alternativa. O pai lhe orientou para estudar uma carreira que parecia ser muito interessante e que poderia ser importante no futuro : Microeletrônica. Isto em 1974.
Em 1979 Jeff se formou em engenharia eletrônica, mas durante a faculdade ele criou um interesse muito grande pelo funcionamento do cérebro humano e sobre como os pensamentos são influenciados pelas ações cerebrais.
Durante 1979 e 1982 Jeff trabalhou na Intel auxiliando o desenvolvimento de desenhos de chips e logo depois foi para a Grid Systems, uma pequena empresa onde ele já atuava como supervisor de desenvolvimento. Esta empresa tinha o foco voltado para sistemas que poderiam rodar em computadores portáteis, que naquela época eram imensos notebooks de mais de 5 kilos. Pouco tempo depois, Hawkins saiu da Grid para voltar a faculdade. Ele queria estudar o funcionamento do cérebro humano, como ele entedia as palavras, as letras os gestos, as imagens e etc. Logo entrou de cabeça nos estudos da teoria de Neurociência e da NeuroBiologia.
Jeff fez todos seus estudos na Universidade de Berkeley durante 1986 e 1987 e escreveu sua tese de PHd sobre a teoria de memória autossociativa. Durante estes estudos ele criou um padrão de reconhecimento de escrita que foi a base para todo sistema de reconhecimento de escrita dos Palmtops de hoje. A tese de Hawkins foi reprovada porque não havia professores competentes para julgar o trabalho do jovem universitário. Era muito revolucionário para os professores da época, disse Hawkins.
Então o jovem Jeff decidiu voltar ao trabalho pois tinha que sustentar sua família e voltou a mesma GRID SYSTEMS. Nesta época ela queria ser muito rico com os computadores e sistemas, para poder um dia largar tudo e dedicar-se ao que ele realmente gostava : o estudo do funcionamento do cérebro humano através da Neurobiologia. Na Grid Systems ele foi nomeado vice-presidente apesar não saber o que faria lá. O presidente da empresa acreditava tanto no potencial de Jeff Hawkins que deu a ele este cargo e criou uma divisão de estudos onde Jeff poderia fazer o que quisesse. Sua função era criar novas idéias.

Por: Eliabe, Denes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário